PRÉ-CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA


Programação
9h30 - Credenciamento
10h - Mesa: Processos de Consolidação das Políticas Públicas para a Cultura no Brasil
Maurício Dantas - coordenador-geral do Plano Nacional de Cultura.
Karla Martins - atriz e produtora, participou ativamente do Conselho de Cultura do Acre e da implementação do Sistema Estadual de Cultura do Acre.
Apresentação do texto base do Plano Municipal de Cultura de São Carlos por representante do CMCSC

12h30 Divisão de grupode de trabalho
13h Almoço

14h Retorno
14h30 Grupos de trabalho
16h30 Café
17h Apresentação dos trabalhos dos GTs
18h Encerramento

O Plano Municipal de Cultura está em construção. Visite www.radio.ufscar.br/culturasanca e colabore!

Os palpáveis avanços das políticas públicas culturais no Brasil possuem no fortalecimento da democracia participativa, através dos Conselhos e das Conferências, um consistente eixo de articulação entre os governos e a sociedade civil organizada.
São Carlos organizará sua IV Conferência Municipal em Agosto de 2011 e, desde já, começa a promover Pré-Conferências para intensificar a discussão sobre o Plano Municipal de Cultura de São Carlos, que contará com diagnósticos e diretrizes para os próximos 10 anos de política cultural na cidade.
Dentro deste contexto vemos a política cultural passar por um processo de consolidação: conselhos, planos e sistemas são arregimentados a fim de se construir efetivamente políticas públicas, colocando a Cultura como eixo importante do desenvolvimento social, econômico, ambiental e político.
Assim, vê-se mais que necessária a construção cada vez mais conjunta do Plano Municipal de Cultura de São Carlos, para que seus valores, conceitos e diretrizes sejam condizentes com os anseios de toda a sociedade.

Conselho Municipal de Cultura
Fundado em 2005, o Conselho Municipal de Cultura de São Carlos está hoje em sua terceira gestão. Apesar da dificuldade de engajamento de um número maior de atores do cenário cultural local, o Conselho vem avançando muito na construção colaborativa entre Sociedade Civil, Entidades e Poder Público de Políticas Culturais para o Município.
No momento, além das discussões para a elaboração do Plano Municipal de Cultura, o Conselho atua na administração e criação de editais e iniciativas contínuas de fomento à cultura no município através do Fundo Municipal de Cultura, e na concretização do primeiro edital municipal de Pontos de Cultura, que contemplará projetos no início de 2011.
Esta Pré-Conferência é um marco importantíssimo em um processo longo de consolidação do Plano Municipal, e a participação e engajamento dos artistas, produtores, pesquisadores, professores e, claro, da comunidade sãocarlense, é cruscial para que ele seja efetivamente um norteador coerente para os próximos dez anos. Contamos com sua participação aqui e nas reuniões do Conselho Municipal de Cultura toda última segunda-feira do mês!

Nenhum comentário: